4 de jan. de 2010

Alegrem-se

Pelos meus modos, eu estou mais para Donkey Kong do que para Mario
*
Passada a euforia, passada a bebedeira e, principalmente, passada a ressaca do título do Flamengo, já posso emitir opiniões mais normalmente. Contudo, uma questão de cunho moral se instalou por aqui: Como qualquer ser humano normal, eu gosto de dividir minhas alegrias com pessoas a quem eu estimo, até aí nada demais. O problema é que as pessoas a quem eu estimo têm gostos dos mais variados e, algumas delas, exercendo o seu sagrado direito de gostar ou desgostar do que bem entendem, não dão a mínima para o futebol. Daí surge a questão: como compartilhar uma alegria futebolística com quem não gosta de futebol?
*
Tomei como referência uma pessoa a quem dedico grande admiração, embora só a conheça virtualmente. Falo da queridíssima Dama de Cinzas, que tem um blog dos mais interessantes e que fica ainda mais interessante quando ela lança sua perspicácia sobre os relacionamentos, sejam eles afetivos, fraternos, amorosos ou sexuais.
*
Falo diretamente a ela, que já declarou não ser uma grande fã desse esporte, mas serve para qualquer homem ou mulher a quem o futebol seja algo tão digno de nota quanto o nascer e o pôr do sol. Sempre haverá algum espírito de porco me acusando de proselitismo e de tentar aliciar seguidores para a causa futebolística rubro-negra, mas procurei me deter em outros aspectos interessantes na conquista do Flamengo, que podem ser do agrado de gente que desconheça por completo a regra do impedimento. Se depois de ler essas mal-tecladas, alguém começar a freqüentar estádios, terá sido por sua conta.
*
************
*
Cara Dama,
*
Alegre-se. Eu sei que você não nutre a mesma paixão que eu em relação ao esporte mais popular desse país. Compreendo seu ponto de vista. Afinal, eu sei muito bem o quanto há de gente no mundo disposta a ridicularizar, agredir ou matar um semelhante por conta de uma opção futebolística diferente. Também sei do tanto de governantes marotos que se utilizam do futebol para desviar o foco de suas maracutaias, aproveitando-se da facilidade com que esse esporte mantém as massas distraídas num grau próximo da alienação. Ainda assim, diante do resultado final do Brasileirão, eu lhe digo: alegre-se.
*
Alegre-se pela justiça do resultado final, que premiou a melhor equipe, que se mostrou aplicada e unida, mesmo em suas muitas diferenças. Uma equipe plural como o Brasil, onde há lugar para moleque criado nas favelas do Rio, para um migrante nordestino e até alguns estrangeiros, como dois descendentes de indígenas sul-americanos e um cidadão nascido no leste europeu.
*
Alegre-se pela vitória de um sujeito cuja imagem está associada à seriedade, à humildade e ao trabalho duro, como o técnico Andrade. Sobre ele, aliás, é fundamental destacar sua absoluta educação no trato com os que o cercam e com a imprensa. Quem já viu alguma entrevista desses técnicos tão incensados pela imprensa, como o Muricy Ramalho, o Dunga ou o Luxemburgo vai entender o que eu estou falando. Falta educação e sobra grosseria e auto-louvação por parte dos professores. Tudo o que o Andrade não faz.
*
Acima de tudo, minha cara Dama, alegre-se por que alguém que muito lhe admira teve momentos dos mais felizes. Alguém que gosta muito de você riu, bebeu, comemorou e esqueceu dos problemas em companhia dos amigos.
*
E que venham outras dessas alegrias em 2010!
*
*******
*
O pior é que eu emendei uma comemoração na outra. Logo depois do Hexa, vieram o aniversário da minha sobrinha (uma das grandes paixões que eu tenho na vida), as festas de fim de ano e férias no trabalho. Que me perdoe o Euclides da Cunha, mas sertanejo que nada. O meu fígado é que é antes de tudo um forte.
*

5 comentários:

Aninha disse...

Ogrinho!!!!!!
feliz 2010 pra vc!

Que linda carta a sua!
Eu fico muito feliz pelo meu time também e confesso que os bons estão sempre pagando pelos maus.
O futebol é mal visto por causa dos torcedores violentos e inclusive dos jogadores de futebol, que ao invés de mostrarem bola no pé, se utilizam de selvageria em campo.

Besos e ótimo ano novo pra vc!

Cris Medeiros disse...

Oi querido!

Bem vamos por partes... eheheh

Aconteceu algo bem interessante... Ontem antes de dormir, fazendo minha cama pra deitar, me lembrei de você e lamentei o fato de andar sumido dos blogs, ainda pensei assim: - Tomara que ele não tenha desistido, amanhã vou deixar um comentário no blog dele perguntando se tá bem!

Hoje pela manhã quando abro os comentários do meu blog lá está vc... rs... Coincidência? Eu não acredito no acaso... rs...

Nem preciso dizer que ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei um post seu fazendo referências a mim e com uma cartinha pra mim... Eu entendi bem o que vc quis dizer e mostrar.

Olha só tem uma coisinha, agora eu gosto de futebol... Tudo por causa do Fred do Fluminense e explico tudo direitinho como ocorreu nesse post aqui que gostaria muito que lesse:

http://blogprarelaxar.blogspot.com/2009/12/eu-passei-gostar-de-futebol.html

Saiba que no dia que o Flamengo estava jogando a final, eu estava bem vendo e torcendo por ele! Apesar de ter escolhido o Fluminense pra torcer por conta do Fred, comigo não tem essa coisa de odiar outros times... Eu estou adorando essa minha lua-de-mel com o futebol. Saiba que esse ano vou estar torcendo e assistindo os jogos!

Eu já sabia que vc nutria essa paixão pelo Flamengo e quando ele ganhou o campeonato lembrei de ti. Logo depois vc fez um pequeno post!

Talvez assim apaixonada como vc é, eu não fique, mas só de passar do ódio pelo futebol que eu tinha, para gostar do esporte, acho que já foi muito bom... rs

Olha, obrigada pelos elogios, eles no tocam na mesma proporção que gostamos da pessoa que os faz... E saiba que eu tenho um carinho grande e inexplicável por vc, que beira ao medo de te conhecer... ahahah

Um excelente 2010 pra ti! E estaremos juntos esse ano acompanhando os campeonatos, pela primeira vez na minha vida... E ainda tem Copa... eheheh!

Kesi disse...

que venham milhares de alegrias para vc em 2010!!

Eu não gosto muito de futebol =( rsss

Beijos

Maris Morgenstern disse...

segui sua recomendação,
fui lá conhecer o blog da dama das cinzas.
amei.
obrigada pela dica

Alessandra Castro disse...

E que 2010 venha cheio de inspirações para todos nós.