2 de nov. de 2008

É domingo, vamos sorrir e cantar

A patroa bateu pé firme e lá estão vocês à mesa, na casa dos seus sogros, num daqueles enfadonhos almoços familiares. Você já sabe como termina. Seus sogros brigarão o tempo inteiro e aquele filho birrento da sua cunhada vai encher o saco e ficar berrando até levar uns tapas, quando então berrará com força redobrada. Ainda assim, sua esposa vai ficar insensível aos seus apelos de ir embora cedo, mesmo sabendo que você terá um dia miserável no trabalho na segunda-feira.
*
Como dizem os antigos, "na briga do rochedo com o mar, quem se fode é o marisco". E é verdade. Depois que cessar a troca de ofensas entre seu sogro e sua sogra, haverá uma paz aparente, mas bem mais breve do que você gostaria. Logo eles voltarão à carga, agora divididos. Você não terá para onde correr. De um lado, o gosto televisivo indigente da sua sogra, para quem os programas de auditório dominicais são sagrados. Do outro, os comentários políticos do seu sogro reaça, militar reformado saudoso da gloriosa revolução de 64, a redentora. Sua sogra encantada com aquelas criancinhas afetadas e hiperativas do Raul Gil e seu sogro repetindo que, bom mesmo, era no tempo do Médici. Tudo o que não deve haver num domingo.
*
Para evitar que situações como essa se repitam, afetando sobremaneira a concórdia no ambiente doméstico, você pode mostrar o texto abaixo para a sua santa esposa, pelo bem de sua felicidade conjugal:
*
Este Ogro que vos fala é defensor de valores tradicionais, como a família e o casamento. Assim, ele dá algumas valiosas dicas sobre os hábitos e anseios do homem casado para as mulheres que nos visitam. Sempre visando à paz e à harmonia no ambiente doméstico.
*
O domingo perfeito do homem casado:
*
9h - acordar e dar uma trepadinha
*
10h - tomar um café da manhã daqueles de Hotel Fazenda, com omelete, frutas, pães, bolo, iogurte e o tudo mais
*
10h30m - Ler o jornal, enquanto ouve música e assiste a programas de esporte
*
13h30m - pedir comida a domicílio e almoçar, comendo como um animal (tanto na quantidade quanto nos modos à mesa)
*
14h30m - fazer uma sesta, de preferência no sofá da sala ou, para os mais sortudos, deitado na rede
*
16h - assistir ao futebol, com cerveja e alguns tira-gostos
*
18h20m - assistir a mais futebol, com mais cerveja e mais tira-gostos
*
20h30m - ver um filme, na TV aberta, na TV a cabo ou alugado na locadora
*
22h30m - dormir (mas antes, se possível, outra trepadinha)
*
Notem que o domingo perfeito do homem casado, em nenhum momento, contemplou missa, passeio no shopping, festas infantis, casamentos, formaturas, festa na escola das crianças nem visitas a pais ou sogros. Também deixo claro que não há qualquer vestígio de machismo em qualquer etapa descrita, visto que a mulher pode participar e usufruir tranquilamente de qualquer uma delas (pra falar a verdade, na primeira e na última, a presença dela é essencial).

Sugestões de programas diferentes podem ser consideradas, desde que não sejam as mencionadas no parágrafo anterior.
*

4 comentários:

Mauro Sérgio Farias disse...

Acho que uma rodinha de samba poderia se encaixar nesse domingo sem maiores problemas.

Aline Monteiro disse...

Caro Ogro,

Você não me achou por causa do meu comentário sobre os namorados filhos da mãe que saem "quebrando bolsas" por aí, né? auhauhauhauha
Tirando a piadinha aí de cima, acho que meu pai tem domingos perfeitos. Tirando o pedido da comida, que é feita na cozinha aqui de casa mesmo, e da participação da minha mãe no início e no final do dia. (Sobre esse aspecto não tenho informações e nem vontade de dissertar!)

de mulher pra mulher disse...

obrigaa pela visita..e volte sempre que quiser..a casa é sua..
adorei os textos de seu blog
suave seja sempre!!
bjos..no coração
.
.
Sandrinha

Menina de óculos disse...

Domingo é dia feito pra dormir. Prontofalei. E quer saber...eu detesto almoço em família. Acho uó ter que acordar antes do meio-dia pra fingir fazer parte de uma família feliz. Como posso me sentir feliz acordando cedo num dia que foi feito pra fazer nada e ver ninguém????
Não consigo. É muita pressão pra mim...
rsrsr

bjs